Ontem tive a "felicidade" (?) de assistir ao programa Jogo Duro da Globo (quando não se tem nada na TV a cabo, só me resta lixos brasileiros). É a reunião do grotesco: baratas, ratos (de olhos vermelhos, no estilo filmes de terror) e cobras encabeçam o elenco. Já tinha assistido ao primeiro episódio do programa há umas duas semanas e confesso que fiquei perdida ontem. Agora quem escolhe o vencedor é o telespectador? Tudo isso para chamar audiência que anda precária graças ao gosto de povo de adorar um barraco, um homem que anda nú por onde quiser e o amor entre este mesmo homem e sua égua. O programa? ... "A Fazenda"!!
E é graças a Record, e seu maior triunfo, que a audiência anda fazendo "jogo duro" para aceitar o novo programa da Globo? Vamos analisar os ingredientes deste programa...

Animais nojentos - Como eu disse antes: cobras, ratos e baratas são as grandes estrelas do programa. Entre esses animaizinhos estão as notas de dinheiro para os infelizes participantes recolherem.
Participantes se expondo ao ridiculo - Homens e mulheres mergulhando na fossa, entrando num refrigerador com carcaças de animais abertas, ou mergulhando num tanque com água até o pescoço junto com cobras, tudo isso para pegar algumas quantias de dinheiro.
Apresentador fraco - Que me desculpem as fãs, ou o programa é tão ruim que não ajuda o ator, ou Paulinho Vilhena (qua já passou da idade de ser chamado de "Paulinho") não tem muitas habilidades para apresentar. A cara de "tenho que ser sério, mas quero rir de vocês" também não ajuda.
Diretor do BBB (preciso dizer mais?) - Boninho é o mestre em fazer as pessoas serem humilhadas seja de propósito ou não (quem não lembra do episódio do ovo que ele jogava nas pessoas na rua...errr Youtube?). Então quem seria o melhor, o especialista no assunto para dirigir o Jogo Duro? Boninho!!! Daqui a pouco ele está colocando só mulheres gostosas, de biquini e cheias de silicone como meio de segurar a audiência do programa.
Com todos estes elementos, Jogo Duro tem tudo para se tornar um dos piores programas da Rede Globo (e justo quando achávamos que não poderia existir algo pior que Big Brother Brasil... sorry Boninho).
O que eu Gosto na TV
Que milagre! Não é da TV a cabo. A Rede Globo errou na escolha de programas, mas acertou com a escolha da novela.
Deus me livre de ser noveleira, mas "Caminho das Índias" cresceu em mim. O que antes era algo que eu assistia apenas para fazer companhia para a minha avó, virou algo que salva minhas noites (to precisando achar o que fazer...).
Uma trama muito bem desenvolvida, com personagens que não perdem foco e uma trilha sonora que encanta, seja com regravações ou músicas indianas. Muitos gostam de comparar com "O Clone", mas não vejo o porque disso.

Meu elogio pessoal vai para o ator Bruno Gagliasso, que dá um show de interpretação quando seu personagem Tarso assume seu lado esquizofrênico. Posições de pés, olhos, voz... tudo nele é totalmente perfeito para o papel e até assustador em alguns momentos. Isso é muito bom para uma novela.
Com grande elenco, bons personagens e uma locação linda, a autora da novela Glória Perez pode se orgulhar do trabalho que fez.

